VOLTAR


Plataforma autopropelida para cultivo de moluscos bivalves

Tipo tecnologia:
  Equipamento

Forma de disponibilização:
  Projeto técnico e apresentação de protótipo

Descrição resumida:
  Sugestão Embarcação projetada para ser utilizada em operações de plantio, manejo e colheita de moluscos bivalves cultivados. A embarcação é do tipo catamarã construída a partir da combinação de materiais como polietileno de alta densidade, madeira, aço, acrílico e fibra de vidro. Sua propulsão é promovida por motor de popa de 4 tempos com potência de 115 HP. Possui um convés de 35 m², sobre o qual podem ser montadas máquinas para realização de atividades do processo de produção de moluscos bivalves.

Vantagem diferencial:
  Custo de aquisição reduzido quando comparado à embarcações existentes no exterior ou a projetos nacionais destinados à pesca artesanal e navegação de esporte e recreio; cascos construídos com blocos de flutuadores independentes, que proporcionam maior segurança em caso de avarias; possibilita que todas as atividades de plantio, manejo e colheita de bivalves possam ser realizadas diretamente nas fazendas marinhas, sem necessidade transportar produtos que ainda não estão prontos para comercialização até unidades instaladas em terra; permite o desembarque da produção em praias, sem necessidade de trapiches ou outras estruturas de apoio.

Público-alvo:
  Maricultores

Abrangência do mercado para uso:
  Brasil-SC Grande Florianópolis

Situação da propriedade intelectual:
  Domínio público

Autores:
   NOVAES, A. L. T.(Andre Luis Tortato Novaes)
   COSTA, L.(Laudair da Costa)
   SABINO, F. L.(Fernando Luiz Sabino)

Publicações relacionadas:
Colheita de mexilhões cultivados em Santa Catarina: desempenho operacional, ergonomia e prototipagem de um sistema mecanizado
Sistema mecanizado para colheita de mexilhões.
Plataforma autopropelida para cultivo de moluscos bivalves.

Mais informações:
  Epagri - Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca
  Rod. Admar Gonzaga, 1188
  Florianópolis - SC
   (48) 36655058
   cedap@epagri.sc.gov.br