Tecnologias Epagri

SCS417 Monalisa - cultivar de maçã


Tipo tecnologia:
Cultivar gerado e registrado

Descrição resumida:
Cultivar de macieira portadora de alta resistência genética à sarna (V. inaequalis), à mancha foliar de Glomerella (C. gloeosporioides) e ao ácaro vermelho da macieira (P. ulmi). Possui também boa tolerância ao oídio (P. leucotricha) e à podridão amarga (G. cingulata). É portadora também de médio/baixo requerimento de frio hibernal, menor do que o cv. Gala do qual descende. Apresenta alta precocidade em iniciar a produção, alto potencial produtivo, frutos de coloração vermelha compacta, sem 'russeting', sabor doce e levemente ácido. A colheita é realizada na mesma época da cv. Gala.

Vantagem diferencial:
Alta resistência à sarna, mancha foliar e ácaro vermelho; tolerância ao oídio e podridão amarga e menor requerimento de frio hibernal que o cv. Gala. Outras vantagens relevantes: precocidade no início de produção (1ª safra); e coloração vermelha mais intensa que o cv. Gala.

Público-alvo:
Viveiristas e fruticultores

Propriedade intelectual:
Proteção de cultivar

Autores:
   DENARDI, F.(Frederico Denardi)
   CAMILO, A. P.(Anísio Pedro Camilo)

Publicações relacionadas:
Jornal da Fruta Monalisa - Nova cultivar de macieira com múltipla resistência a doenças e ao ácaro vermelho
Anais.. EFEITO DE PORTA-ENXERTOS NA INDUÇÃO DE BROTAÇÃO À COPA DA CULTIVAR DE MACIEIRA MONALISA
Agropecuária Catarinense SCS417 Monalisa: Cultivar de macieira com boa adaptação climática no Sul do Brasil e resistência múltipla a doenas e pragas

Mais informações:
Epagri - Estação Experimental de Caçador